Quando falamos em marketing, é comum igualar o tema a grandes empresas e marcas conhecidas. Mas é importante entender que o marketing é um elemento fundamental para todas as organizações que buscam alcançar suas metas e objetivos – e isso inclui as ONGs (Organizações Não Governamentais). No campo do marketing atual, o marketing de influência tem se destacado como uma estratégia de grande eficácia para conectar as organizações ao seu público de interesse.
Mas o que é, de fato, o marketing de influência? Como ele pode se aplicar ao contexto das ONGs e como estas organizações podem tirar proveito disso? Nestas próximas linhas, vamos percorrer estas perguntas e expandir nossa compreensão sobre este tema.
Compreendendo o marketing de influência
O marketing de influência é uma abordagem da comunicação que se baseia na colaboração com indivíduos influentes, geralmente presentes em plataformas online, que possuem um forte impacto sobre um determinado público-alvo. Estes influenciadores digitais são capazes de desenvolver e fortalecer a divulgação da sua organização, seus projetos e suas campanhas, expandindo a visibilidade da ONG e, consequentemente, aumentando a captação de recursos por meio de doações.
Falando de modo mais aprofundado, o marketing de influência é uma forma de publicidade social que utiliza líderes de opinião como agentes ativos na disseminação da mensagem de uma ONG para a sua audiência alvo. Esta forma de comunicação tem a vantagem de ser mais sutil, autêntica e menos invasiva ao público, tendo em vista que ocorre de maneira natural, por meio do influenciador que o seguidor já escolheu acompanhar.
A lógica do marketing de influência para ONGs
Talvez esteja se questionando: como o marketing de influência se aplica às ONGs? É neste ponto que a estratégia se difere consideravelmente do marketing de influência convencional, que estamos habituados a ver nas mídias.
No marketing de influência mais comum no meio comercial, uma empresa paga diretamente ao influenciador para promover seus bens ou serviços. Entretanto, as ONGs normalmente não dispõem dos mesmos recursos financeiros de grandes empresas para investir nesta estratégia. O que ocorre é que elas contam com a identificação do influenciador com a causa defendida pela organização e buscando seu apoio voluntário na promoção da ONG.
Quais os benefícios do Marketing de Influência para ONGs?
O marketing de influência traz diversos benefícios para as ONGs, que vão além da maior visibilidade da organização e consequente aumento na captação de doações, que já mencionamos anteriormente. Mas, existem outros benefícios que podem ser obtidos e merecem nossa atenção.
Um desses benefícios é que, ao trabalhar com influenciadores, sua ONG tem a possibilidade de alcançar um público muito maior e mais diversificado. Ou seja, você será capaz de atrair novos apoiadores para sua organização, indivíduos estes que provavelmente você não seria capaz de alcançar por outros meios.
Alguns exemplos da aplicação de marketing de influência em ONGs
Se ainda está em dúvida sobre como o marketing de influência pode realmente beneficiar sua ONG, dar uma olhada em alguns exemplos reais de como outras organizações do terceiro setor utilizaram essa estratégia pode te inspirar.
Muitas ONGs alcançaram ótimos resultados ao trabalhar com influenciadores. Um exemplo emblemático é a UNICEF, a qual frequente recorre à parcerias com celebridades para ampliar o alcance de suas campanhas. Essas uniões permitem que a UNICEF atinja um público gigantesco, disseminando sua causa para muitas pessoas.
A Captabit e a conexão com o Marketing de Influência
Após explorar o universo do marketing de influência e compreender como ele pode ser benéfico para ONGs, está na hora de entender como a Captabit se encaixa nesse contexto.
A Captabit é uma plataforma online que possibilita a ONGs, Fundações, Coletivos e Projetos Sociais a captação de mais doações, seja por Pix, Boleto ou Cartão de Crédito, de forma recorrente. Com a Captabit, sua organização pode criar campanhas de doação personalizadas e compartilhar com influenciadores que desejam apoiar sua causa.
Com isso, você poderá potencializar o máximo sua campanha de marketing de influência, alcançando, desta forma, um público maior e ampliando a quantidade de doações. Com a Captabit, acabam-se as dificuldades na hora de receber doações para sua organização!