Com o crescimento do uso da internet, muitas organizações têm optado por receber doações online para aumentar o alcance e o impacto de suas ações sociais. No entanto, muitas vezes é difícil saber por onde começar ou como fazer isso de forma eficiente. Neste artigo, você irá aprender as melhores práticas para receber doações online e maximizar o potencial de sua organização. Se você busca uma solução eficiente e segura para receber doações online, este artigo é para você!
Por que é importante receber doações online
As doações online oferecem diversas vantagens em relação às doações tradicionais, como maior alcance, facilidade de pagamento e possibilidade de personalização. Além disso, a pandemia de COVID-19 evidenciou a importância de receber doações online para manter a sustentabilidade de organizações que dependem de doações para sua sobrevivência. O que antes costumava ser feito no offline, tais como compras, delivery, séries ou cursos, agora são feitas também online.
A melhor maneira de receber doações online
Receber doações online se trata de construir uma comunidade online, engajando seguidores e pessoas que se identificam com sua causa. Dessa forma, é necessário alcançar as pessoas certas, seu público alvo, no lugar e na hora certa.
Assim, os projetos e organizações sociais, precisam estar onde estão seu público alvo: online.
Hoje, as doações online podem ser feitas de diversas maneiras: formulários, páginas de doação, TED, PIX direto, campanhas de financiamento coletivo, eventos e interações online ou mesmo offline.
Porém, gerenciar isso tudo ao mesmo tempo, por meio de planilhas e aplicativos diferentes, pode se tornar uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, não é mesmo?
Assim como novas tecnologias permitiram conectar sua rede de amigos em uma rede social, ou pedir um carro por meio de um aplicativo, existem tecnologias e ferramentas específicas para o recebimento de doações de maneira mais simples e eficiente. Essas ferramentas permitem integrar, visualizar e gerenciar todas as ações e informações necessárias para sua arrecadação em um só lugar. Dica: A Captabit é uma dessas ferramentas!
Como escolher a melhor ferramenta
A melhor ferramenta de doação online é aquela que atende às suas necessidades, é fácil de usar, facilita a sua vida e a de seus doadores, otimiza e ajuda a escalar a captação de recursos para sua organização (e gerenciar o relacionamento com seus doadores).
Além disso, um ponto muito importante é a segurança, uma vez que ao doar para sua organização, o doador insere dados sensíveis, como CPF e cartão de crédito.
Defina seus próprios critérios
Uma dica para a escolha é utilizar o método MoSCoW, técnica amplamente utilizada para priorização de tarefas em projetos, mas que pode ser adaptado para a escolha de uma ferramenta, cujas letras representam quatro categorias: Must Have (Deve Ter), Should Have (Deveria Ter), Could Have (Poderia Ter) e Won’t Have (Não Terá).
Priorize e categorize suas necessidades dessa maneira:
- Must-haves (Deve ter): O que não pode faltar, ou seja, o que necessariamente DEVE TER na ferramenta para que ela cumpra o seu objetivo?
Por exemplo: doações recorrentes que sejam faturados automaticamente do cartão de crédito do doador todos os meses; Recebimento de doações via PIX.
- Should-have (Deveria ter): O que é importante ter, mesmo não sendo obrigatório como um Must-have?
Exemplo: Opções diversas de estratégias online, como campanhas de doação institucional, de financiamento coletivo ou de vendas de ingressos para eventos
- Could Have (Poderia ter): Itens que seria legal ter, pois ajudaria sua vida, mas que caso não componham a ferramenta não seria o fim do mundo.
Exemplo: Gráficos de análise de dados ou integração com ferramentas de e-mail marketing
- Won’t Have (Não Terá): deve-se considerar também os itens que você não gostaria que estivesse na ferramenta, por algum motivo, pelo menos neste momento.
Essas respostas, enfim, servirão de base para a definição dos requisitos da ferramenta que você contratará.
Vá ao mercado
Com os critérios e requisitos de priorização bem definidos, pesquise no mercado suas possibilidades. Garanta que cada possibilidade a ser considerada esteja coberta pelos critérios de Must-have e pelo menos a maioria dos Should-have. Atribua também uma “nota bônus” para o maior número de itens Could-have. Por fim, corte da lista todas as ferramentas que não façam sentido com os critérios que você busca.
Considere utilizar a Captabit
A Captabit é uma ferramenta de doações online que pode ajudar sua organização a receber doações de forma eficiente e segura. Oferecemos diversos recursos para ajudar as organizações a captar doações online de forma eficiente, como páginas de doação personalizadas, campanhas de doação padrão e financiamento coletivo, analytics, além de processos automatizados para gestão de relacionamento com doadores e doações.
Formas e frequência de recebimento de doações online na Captabit
Os doadores, ainda, podem doar via cartão de crédito, boleto e PIX, tanto de maneira pontual, quanto recorrente (mensalmente, como uma campanha de apadrinhamento ou assinatura).
Segurança e privacidade de dados
Tudo é realizado conforme as regras de LGPD e com segurança financeira – não guardamos nenhuma informação financeira do doador!
Métricas e análises: Como avaliar o sucesso de suas campanhas de doação com Captabit
Para avaliar o sucesso de suas campanhas de doação, é importante acompanhar métricas como taxa de conversão, número de doações e ticket médio. Com a Captabit, é possível ter acesso a essas informações de forma automatizada e analisar os resultados para aprimorar suas campanhas e maximizar o potencial de sua organização.
Conclusão
Receber doações online, em conclusão, é uma estratégia eficiente e segura para aumentar o impacto de sua organização. Com o Captabit, é possível captar doações de forma ainda mais eficiente e personalizada
Não perca mais tempo! Acesse agora a Captabit e comece a captar doações online de forma eficiente e segura para sua organização.